Se você está no processo ou quer construir um site é porque quer que as pessoas conheçam sua empresa e, principalmente, fechem negócios. Para que isso aconteça é preciso pensar além da aparência. É claro que um ter um site bonito é fundamental para que o seu público de interesse sinta-se instigado a conhecer mais do seu negócio e serviços, mas não é o suficiente.
Pensando nisso, selecionamos cinco coisas importantes para levar em consideração durante o processo de construção do site.
1- Qual são as suas palavras-chave?
O Google irá ler o seu site e posicioná-lo em sua página de pesquisa, por isso é preciso pensar em quais são as palavras que definem o seu negócio, e principalmente, qual a necessidade do seu cliente e como ele fará a pesquisa. Para te ajudar a encontrar esses termos, você pode usar algumas ferramentas gratuitas do Google, como o Google Trends ou o Google AdWords Planner. Esses websites irão te ajudar a encontrar as melhores palavras-chave para o seu negócio.
Essa etapa é importante pois, com uma boa escolha, você terá uma melhor chance de ser encontrado pelo seu público de interesse.
2- Qual frase descreve o seu negócio?
Na hora de construir o site é importante pensar em qual a melhor frase para descrever o seu negócio. Na área de desenvolvimento de site, chamamos de “Título”. O título do site é um termo técnico que se usa para definir em qual categoria o seu site se encontra. Por isso é necessário usar a principal palavra-chave que descreve o seu negócio. São 68 caracteres que irão determinar com quais termos os usuários do Google irão encontrar seu website.
Uma dica importante é pesquisar as palavras-chave que você acha que descrevem o seu negócio e verificar se os resultados são o que você espera.
3 – Ter uma descrição de impacto
A chamada meta descrição, como o nome já diz deve ser uma breve descrição sobre o conteúdo do seu site. Ela deve conter o máximo possível das palavras-chave que você escolheu. São cerca de 153 caracteres que irão mostrar ao seu público de interesse como a sua empresa está posicionada e quais são os seus serviços principais.
Apesar de não influenciar no posicionamento do seu site no Google, a descrição é de extrema importância para descrever, com precisão, o conteúdo da página e servir de isca para atrair o seu público de interesse através da busca orgânica.
4- Link building é importante
Link buiding é a técnica para dar relevância para o seu site, ele consiste em conseguir links que apontem para a sua página. Existem duas maneiras de executar essa tarefa: links internos e externos.
Os links internos são aqueles que estão dentro do seu próprio site e apontam para outras páginas dentro do mesmo domínio. Eles irão ajudar tanto a melhorar a autoridade do seu site como dirigir a navegação, orientando o usuário para onde ele deve ir após finalizar determinada sessão. Para que essa técnica funcione, é preciso que esses links estejam nos lugares certos e sem exagero uma vez que o excesso de links em uma página pode ter o efeito contrário e dificultar a leitura.
Já os links externos são a consequência de um conteúdo relevante. Pois, eles dependem que outras pessoas vejam o seu site, leiam o seu conteúdo e crie links apontando para o seu site. Uma boa forma de fazer isso acontecer é estar sempre lendo e comentando conteúdos de sites pelos quais você quer ser referenciado. Outra maneira interessante de construir links externos é fazer parcerias com esses sites, através de uma política que valorize quem gosta e visita sua página.
5- Usabilidade e acessibilidade
A maneira mais fácil de ter um bom posicionamento no Google é ter um website com boa acessibilidade e usabilidade . Para isso, é necessário criar um plano que alie uma boa aparência e navegação intuitiva a um conteúdo relevante.
Menos é mais, então, uma dica importante é facilitar a ação do usuário. Quem entra no seu site deve dar, no máximo, três cliques para chegar no formulário de contato ou comprar um produto, por exemplo. Um website enxuto vai facilitar a conversão e fazer com que o seu público de interesse goste do seu site e, consequentemente, da sua marca.
Quer ter um site atraente, com boa navegabilidade e conteúdo relevante? A LIBRAH possui uma equipe especializada para te ajudar. Entre em contato conosco e passe a ser visto pelo seu público de interesse. Conheça nossa solução de criação de sites!
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